quinta-feira, abril 06, 2006

EA Sports Fight Night Round 3


Um dos jogos que mais me impressionou na xibocona (a.k.a. Xbox 360) foi o EA Sports Fight Night Round 3. Putz, o visual do jogo é de um realismo impressionante, e a física também.



Ano passado eu comentei que o grande lance dos novos jogos de luta seria justamente a simulação física realista do corpo dos lutadores , é isso que esse jogo tem! A detecção de colisão é perfeita. Um soco bem dado move a cabeça do coitado na direção e na velocidade esperada. Quando rola um knock down, você vê, em câmera lenta, o rosto (olhos, bochecha, supercílios, lábios) do lutador se deformar com o golpe. Sangue e suor (e lágrimas ^_^) espirram para todo lado. O corpo do pugilista cai de forma incrivelmente realista (lembrei-me do Porrasturvat... :-)).



Os dois últimos jogos de boxe que eu realmente curti foram Mike Tyson's Punch Out para NES, e o seu clone Rocco, para ZX-Spectrum. Agora dá para colocar mais um na jogada - será que vou ter coragem de dar cinqüenta doletas no bichinho ? :-D

Na dúvida, peguei a versão de xiboquinha (a.k.a. Xbox "1"), mas obviamente fiquei decepcionado: os gráficos não chegam nem perto (antes que vocês falem DUH! os gráficos de King Kong, Burnout Revenge, e Need for Speed: Most Wanted chegam perto, na medida do possível), basicamente por falta de deformação facial e suor.

Em compensação a jogabilidade fantástica está lá. O próprio jogo fala que não é para (moleques) button-masher; é preciso defender, esquivar e "tirar" os socos na hora certa, e pensar onde e quando acertar.

O controle, no início, pareceu completamente alienígena: ao invés de botões, o analógico direito é usado para os socos! Depois de uma meia hora no treino eu percebi o quanto isso é bacana. Você pode dar um direto colocando a alavanca nas diagonais superiores (à esquerda e à direita para cada um dos braços), dar um gancho fazendo um hadouken, um uppercut fazendo algo como um shouryuken (ou seria um tiger uppercut ? ^_^) e mais um monte de outras coisas bacanas.

Além disso, é possível reviver as carreiras de grandes boxeadores, e lutas clássicas da ESPN (Muhammad Ali x George Foreman!!!). Se preferir, também há a opção de se criar o próprio boxer, de forma bastante flexível (tô na dúvida se crio o Rocky "The Italian Stallion" Balboa, Adilson "Maguila" da Silva ou o Acelino "Popó" Freitas!). E no Career Mode gerenciam-se lutas, "reputação" do lutador, contratam-se novos técnicos...

Entre cada luta é possível treinar o seu lutador, ou automagicamente (se você não tiver saco pra isso) ou com pequenos mini-games (como um em que você tem que acertar seqüências cada vez mais longas de socos - como um Genius - a.k.a. Simon Says - da Estrela - num boneco). Isso, estranhamente, lembrou-me dos mini-games entre as fases de Karate Kid, de NES (Daniel-san quebrando o gelo, pegando moscas com hashi...).

Must-have para quem gosta de boxe, pelo menos must-see pra quem gosta de jogos de luta. Se não me engano há versões para PS2, PSP e GC, além dos já citados consoles da Microsoft.

UPDATE (by Agripas): Fiquei curioso sobre o tal Rocco de Speccy e descobri que o jogo se chamava Rocky na versão espanhola, feita pela Dinamic. Vale a pena citar outro clone do Mike Tyson's Punch Out, Frank Bruno's Boxing para ZX Spectrum e C64.

7 comentários:

Agripas disse...

Most impressive, guriloq! Me deu vontade de jogar, e olha que eu detesto jogos de boxe...

Anônimo disse...

PUTAMERDA! Porrasturvat! Agora EU me lembrei dele!! hehehe vcs desecavam cada coisa...

Agripas disse...

Sim, Karate Kid chupava. Acho que o muriloq só quis usar como exemplo para os mini games :-)

Anônimo disse...

Karate Kid do NES consegue ser tão ruim (ou mais) do que o filme...

E um dos jogos impraticáveis no passado, de uma imensa lista, q eu pretendo terminar hj em dia, usando 15 anos a mais de experiência vedeogamística (e ocasionalmente Gamefaqs)

muriloq disse...

Houve uma época em que eu tinha só dois carts de NES, cada um duplo. Um era "Karate Kid / Gradius" e o outro, "Milo's Secret Castle / City Connection". Gradius é obviamente fantástico, "City Connection" é divertidinho (as músicas são bacanas, e os backgrounds também - além de me lembrar do problema clássico em ciência da computação, o TSP (Travelling Sales Person)).

Quando enjoei dos dois, fui para o "Karate Kid" - do qual gostava, por incrível que pareça. Eu joguei a tranca por horas, obtinha o máximo em todos os mini-games, e tal. :-) Desgraçado mesmo é o "Milo's", um clone do Super Mario Bros com ares de adventure cujos puzzles incompreensíveis eu nunca consegui resolver... :-)

SauloSan disse...

Milo's Secret Castle é outro jogo impraticável q eu pretendo resolver com alguma ajuda internética!

Algum arrombado mundo a fora já deve ter solucionado esse jogo e soltado num Gamefaqs da vida!

SauloSan disse...

A gente podia marcar um encontro só pra tomar cerveja e tentar matar esses jogos q ninguém terminava na época!

Pena q Rio, Sampa e BH não colaborem com isso geograficamente falando...