sexta-feira, outubro 03, 2008

Megaman 9 - Wiiware, PSN, XBLA

Antes de mais nada, preciso dar os parabéns à Capcom e sua atual política de lançar bons remakes de seus grandes sucessos do passado.

Foi assim com Ultimate Ghost n' Goblins do PSP (leia a resenha do Muriloq aqui mesmo no AV3) além dos recentes 1943 Joint Strike e o igualmente fascinante Bionic Commando Rearmed.

Agora a bola da vez foi Megaman, mas ao contrários dos outros jogos citados, desta vez resolveram fazer um novo game, utilizando o visual 8bits das versões do NES.

250px-MegaMan9PromoArt A princípio, pode parecer estranho fazer um jogo com visual de 20 anos atrás hoje em dia, mas o resultado ficou muito legal, principalmente para quem jogou os 6 primeiros episódios de Megaman no Nintendinho ( Lembrando que Megaman 7 saiu para Snes e Megaman 8 para Playstation / Saturn ).

Graficamente o jogo segue à risca o estilo das versões antigas. Os sprites do megaman e de alguns dos inimigos clássicos continuam os mesmos! Pode ser impressão minha, mas os gráficos das cutscenes parecem ter mais cores que a palheta do NES suportava... E sim, sim, chamaram o mesmo desenhista retardado que fez as capas americanas dos jogos antigos pra fazer a arte de divulgação do MM9, hahaha...

O formato da tela é 4:3 e existe até uma opção para que os sprites flickem quando a tela ficar muito cheia de inimigos. Aliás essa opção de flicker é default e eu sugiro que seja desligada. Saudosismos à parte, sprites sumindo por opção já é demais!

As músicas estão 100% de acordo com o estilo e as limitações do NES e têm a qualidade que consagrou os 6 Megamen lançados para o videogame de 8 bits da Nintendo. Sem mais comentários.

Já a jogabilidade, essa sim merece destaque aqui! Acabaram com o mega-man-9-20080919000613145-000 M. Buster concentrado segurando o botão de tiro e acabaram com o escorregão, ou seja conte apenas com tiro comum e pulo no início do jogo, além do Rush Coil.

Os 8 Robôs continuam com uma ordem certa para serem eliminados e, caso você não saiba qual é, vai passar muito aperto. Aliás aperto é uma constante em Megaman 9 o jogo e muito, mas muito difícil! As fases são recheadas de obstáculos que beiram o sadismo e passar por elas requer paciência, habilidade e boa capacidade de memorização.

megaman9 Pra não dizer que sou um cara malvado, vou dar uma dica: Comecem pelo Galaxy Man. A fase é a mais fácil de passar e o Robô morre com tiro comum ( ainda é preciso um pouco de habilidade ).

Todas as versões do jogo (Xbox 360, PS3 e Wii) têm conquistas para desbloquear, algumas bem simples como "Matar 100 inimigos" e outras mais cascudas como "Vencer todos os Bosses com a M. Buster" ou "terminar o jogo em menos de 2 horas".

O tempo de jogo, aliás, é uma de minhas reclamações. Ele é tão curto quanto qualquer jogo da geração do NES. Mesmo com muitas mortes e repetições, dá pra completar tudo com 3 horas de jogo. Eu sempre achei que, com os recursos dos videogames atuais alguém pudesse fazer um jogo retrô, mas enorme, com muitas fases, desafios e extras. Não foi dessa vez!

Pra finalizar, não sei se os jogos eram mais fáceis nos anos 80 ou a nossa habilidade acabou enferrujando um pouco, mas Megaman 9 vale cada minuto jogado, pela nostalgia, pela dificuldade e por poder jogar um novo Megaman em 2008!

5 comentários:

F.Szorki disse...

Cara, é impressão minha ou no label do Megaman 9 ele ficou parecido com o Didí Mocó?

SauloSan disse...

Isso mesmo!

E o Dr. Willy é o Heihachi Zumbi!

Agripas disse...

Eu achei o MM9 um verdadeiro EXTRATO do que há de melhor na jogabilidade das versões do NES - cada milímetro do jogo evoca um trecho dos clássicos, tudo com uma jogabilidade perfeitamente amarrada. Confesso que, de início, torci o nariz para o visual 100% retro, mas o resultado final ficou muito bom.

F.Szorki disse...

Cara, todas as fotos do post do Saulo sumiram!!! Será que a Capcom mandou tirar? ahuahuaha

SauloSan disse...

Sumiram e eu não tenho mais no micro... não consegui mandar de volta...

Foda-se nem tenho tempo pra isso mesmo...

A Capcom não pode me gongar... tô elogiando o jogo deles oras!!!