quinta-feira, dezembro 28, 2006

Wii - Eu joguei!

Fui anteontem na casa de um amigo que trouxe o Wii dos EUA. Joguei o dia inteiro e vou deixar aqui as minhas impressões.


1) Aquele controle é um barato. Sim, é legal. Não é tão preciso quanto eu imaginava e jogar sem a correia é simplesmente suicídio (não precisa ser tão mongo assim pra tacar longe o controle, ele praticamente foi *FEITO* pra ser arremessado).


2) Os gráficos, definitivamente, não impressionam. A TV desse meu amigo era uma LG fodona de 32", HDTV, etc, etc, e o Wii parece nada mais, nada menos, que um Game Cube. Só isso.


3) Jogos: Wii Sports e Zelda. Wii Sports é perfeito pra demonstrar ocontrole, mas feio de doer. O baseball é fantástico, tênis também. Entenda por "fantástico" = Jogabilidade legal. Zelda é o próprio do Game Cube, sem por nem tirar. Talvez os fãs ultra-hardcores achem uma diferença ou outra, mas pra mim é a mesma coisa.


4) Minha namorada e a namorada desse meu amigo gostaram do videogame muito mais do que eu e ele. Nós jogamos por cerca de meia hora, elas jogaram o resto do dia. O filho de 4 e o de 6 anos dele disputaram comas duas a posse dos controles. O depoimento das duas é que, finalmente, elas "jogaram" videogame, e não ficaram na tentativa.

5) Impressão final (baseada única e exclusivamente na MINHA opinião):

O Wii é bacana, é divertido, mas parece que tá faltando alguma coisa.

Ele me lembra muito quando os videogames de 8 bits lançaram as pistolas para atirar na tela, que eram acessórios bacanas, mas que ninguém aguentava jogar aquilo por muito tempo. Eu, pelo menos, jogava esses jogos de tiro com pistola por cerca de 2 horas e depois ficava um mês sem poder ver a cara de novo.

Ele é um excelente "segundo videogame" pra quem já tem um PS3 ou umXbox 360, mas eu não ficaria apenas por conta dos jogos do Wii. Balançar um controle-remoto no ar jogando tênis, baseball ou lutando com lightsabers pode ser legal, mas eu senti muita falta de um chipset parrudo de gráfico+CPU e de jogos, digamos, mais "tradicionais". Achei a experiência de interagir mais com os jogos interessante, mas não supriu a minha necessidade de jogar com um joypad, nem justificou desembolsar uma grana agora para comprar o videogame.

A minha dúvida é: O que a Nintendo vai fazer quando a diferença de visual + performance dos chipsets dos concorrentes começarem a criar um abismo entre o Wii e os outros? Quando sair um jogão desses blockbusters da EA Games ou Capcom que come um absurdo de processamento e que só vai sair pros outros? Será que vai rolar um sucessor "antecipado" do Wii, com um hardware mais potente?

Enfim, é isso... um ótimo "segundo videogame". Logicamente que no exterior o preço de $250 está muito bem pago, e não os R$2000 e pouco que custa por aqui. Se custasse os mesmos $250 aqui (o que daria uns 600-700 reais sem ágio) eu compraria, mas não ia ser o único videogame em casa.

Acho que o que vai definir se o Wii vai ser um sucesso ou não é o fato de as softhouses conseguirem utilizar essa tecnologia do Wiimote parafazer bons jogos de verdade, e não torná-lo apenas um controle esquisito pra você jogar de uma forma diferente. Se eles criarem jogos que fiquem realmente bons no Wiimote, eu boto fé no Wii. Caso contrário, vai ser só mais um Virtual Boy.

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