domingo, setembro 28, 2008

Wario Land Shake It! - Nintendo Wii


Confesso que a primeira vez que vi o Wario, ainda no Gameboy tijolão, achei que a Nintendo tinha perdido seu feeling. Um personagem feio e esquisito, pra representar o oposto do Mario? Bah... Lixo!

Jogabilidade Oldschool Anos depois, já com alguns bons Wario Lands, participações em party games e com os excelentes WarioWare INCs eu percebi que estava errado.

Com atitudes escatológicas, grunhidos estranhos e a sutileza de um elefante rolando em folhas secas, Wario passou a ser sinônimo de jogo bom. Por isso, peguei ontem mais um jogo do Wii que vale a pena (ainda são poucos, infelizmente).

Wario Land Shake It! é  um adventure com jogabilidade oldschool, mas com algumas inovações que temperam o estilo, que já tem mais de 20 anos!

O Shake It! Tem a ver com o estilo de jogo. Durante boa parte dele Wario precisa sacudir coisas e você acaba tendo que sacudir o Wiimote pra isso. Mas sem o nonsense daqueles jogos do Wii que pedem movimentos desengonçados do controle pra ações que um mero apertar de botão resolveria, como abrir uma porta, por exemplo.

Wario sacode sacos de dinheiro pra liberar moedas e saciar sua ganância, sacode inimigos atordoados pra arrancar itens de seus bolsos, dá porradas extra potentes no chão pra nocautear todo mundo dentre outras peripécias.

O centro da ação, corridas, pulos e escorregões ainda é controlado como antigamente, com o Wiimote de lado, simulando um controle de NES.

Shake, Shake, Shake It Up!! Os gráficos do jogo são bonitos, muito bem animados,  mas podem incomodar os TextureManiacs de hoje em dia.

Não sei porque diabos, mas o jogo não suporta Widescreen e todas as telas são preenchidas, nas suas laterais, por informações de itens e objetivos conquistados, na minha opinião sem necessidade alguma.

O jogo, em si, apresenta dúzias de desafios diferentes. Todas as fases envolvem  percorrer um caminho, salvar uma fadinha no final e escapar com ela antes do tempo acabar (não, Wario não ficou bonzinho, ele está ajudando as fadinhas pra obter o bottomless bag of gold, como o nome já diz, um saco de dinheiro de capacidade infinita).

Esse monorail é controlado com a inclinação do Wiimote... Existem sempre 3 tesouros escondidos e pelo menos 3 objetivos extras, que concedem estrelas ao jogador caso sejam cumpridos. São sempre coisas como "passar a fase sem tomar dano", "obter N moedas", "escapar com pelo menos N minutos de tempo restante" e etc.

Essas conquistas não são obrigatórias para o desenrolar do jogo, mas garantem um bom fator replay para os mais hardcores.

Finalizando, o jogo é bom, muito bom e me fez largar o Force Unleashed do Xbox360 por algumas horas. Assim como o lindo Megaman 9 (que vai ter review em breve) Wario Lando Shake It! é uma boa pedida pra quem gosta de um bom jogo sem estar preso ao domínio imposto pelo 3D de hoje em dia!

2 comentários:

New disse...

caralhooooooooooooooo!!!! plataforma rules!!!!!!! tomara q surjam mais jogos fodas assim pra wii, pq eu ainda planejo ter um assim que aprender a economizar dinheiro \o/ aheaiuheoiuahe

F.Szorki disse...

Kudos pra Nintendo, que aprendeu que não basta ter um controle com acelerômetro, precisa dar um uso inteligente pra ele...